20/08/2010 16:00h
'Tira-dúvidas' do Corpo de Bombeiros atende mais de 1,9 mil ligações em 30 dias

O telefone de número (27) 3137 4444, disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros, para os usuários do Sistema Integrado de Atividades Técnicas (SIAT), recebeu mais de 1,9 mil ligações entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto. O serviço foi implantado para esclarecer dúvidas em relação ao novo sistema de vistorias implantado pela Corporação.

A principal dúvida atendida, cerca de  44%, é referente ao cadastramento no novo sistema. A segunda, com cerca de 9%, foi referente aos problemas com a  retirada do Documento Único de Arrecadação (DUA).

Além desse serviço, foi disponibilizado um link no site da Corporação explicando passo a passo para acesso e preenchimento do cadastro no novo sistema e outros serviços.

Medidas de segurança contra incêndio

Em paralelo, o Corpo de Bombeiros instituiu um programa de nivelamento e atualização através de palestras para seus servidores e de aulas ‘tira-dúvidas’ para os usuários. Essas medidas visam a fortalecer e agilizar a implantação do sistema.

Um exemplo disso foi a aula treino sobre o sistema integrado de atividades técnicas, ministrada para os contadores de Vitória, ocorrida nos dias 06 e  09 de agosto, na sede do Conselho Regional dos Contadores.
O Sistema Integrado de Atividades Técnicas (SIAT) é uma ferramenta da Web que permite ao cidadão solicitar e acompanhar o andamento dos seus processos via Internet, desde a fase de solicitação do serviço, acompanhamento e geração de documentos intermediários, chegando à etapa final de impressão do seu Alvará de Vistoria.

O SIAT possibilita assim, o emprego racional dos recursos humanos da Instituição, reduzindo de forma substancial o emprego de pessoas em processos internos que possam ser automatizados, gerando ganho de tempo e confiabilidade.

Outro benefício trazido pelo SIAT está no auxílio à criação de políticas da Instituição, tais como distribuição de recursos materiais e humanos. No âmbito dos serviços de prevenção, o SIAT estará fornecendo esse suporte aos gestores da Corporação, mediante diversos relatórios. Esses recursos geram ganhos para a população, uma vez que a administração direcionará recursos para as localidades que efetivamente precisem delas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar