Programa de Integridade

Com grande entusiasmo apresentamos aos bombeiros militares, aos colaboradores civis e à sociedade o Plano de Integridade do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), elaborado em consonância com a Lei n° 10.993, de 24 de maio de 2019, que instituiu diretrizes e regras para a criação dos Programas de Integridade da Administração Pública do Estado do Espírito Santo. Desta maneira, o CBMES reconhece e assume o compromisso do combate à corrupção em todas as suas modalidades e contextos, bem como com os valores da integridade, da ética e da boa conduta, da transparência pública, da eficiência no serviço público, do controle social e do interesse público, objetivando articular as normas e os mecanismos já existentes que impulsionam a cultura de integridade no serviço público.

Este programa está sendo concebido e elaborado de acordo com as características peculiares do CBMES, com o emprego de medidas de integridade e proteção estabelecidas a partir da identificação e da avaliação dos riscos de integridade em cada um dos setores da Corporação. Acreditamos que a defesa dos valores da integridade e o estímulo a que todos apoiem a causa são fundamentais para que os vícios, fraudes e atos de corrupção sejam mitigados e, consequentemente, extintos, promovendo a melhoria da qualidade dos serviços públicos e privilegiando as entregas para a sociedade capixaba.

O Comando, cujas ações e decisões são modelos para toda a Corporação, deve se enxergar como o principal responsável pela promoção da cultura ética e pela integridade da organização. Ocupando o papel de referência neste aspecto, é nosso dever assumir a responsabilidade pela promoção da integridade.

Assim, com muita satisfação, apresentamos, para conhecimento de todos, o Plano de Integridade do CBMES e convidamos para que participem efetivamente do desenvolvimento de um ambiente íntegro no desempenho das atividades realizadas por esta grande Corporação.

 

Alexandre dos Santos Cerqueira - Coronel Bombeiro Militar

Comandante-Geral do CBMES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard